Mulher com Sombrinha, chamada também de Madame Monet e o filho, é uma das obras impressionistas mais conhecidas. A leveza e a luminosidade da tela são características que agradam aos olhos de qualquer espectador.
A Arte da Pintura - Johannes Vermeer
A Arte da Pintura, de 1966, também conhecida como A Alegoria da Pintura, ou O Pintor no seu Estúdio é considera por muitos historiadores da arte uma alegoria, cuja representação visual é realista. Os elementos da pintura, utilizados por Vermeer, como a luz que flui através da janela, são um exemplo da realidade expressada na obra. O mapa representado na tela é da Holanda. A mulher representada seria Clio, a musa da História; a águia de duas cabeças, no lustre central dourado, é o símbolo representativo da dinastia dos Habsburgos, da Áustria, podendo também ser a representação da fé católica.
Na época, a Holanda possuía um povo predominantemente Protestante, enquanto Vermeer era Católico. A obra foi de muita importância para o autor – tanto que ele não quis vendê-la nem mesmo quando estava com dívidas.
Mona Lisa - Leonardo Da Vinci
A Mona Lisa, a pintura mais famosa do mundo, é propriedade do governo francês e pendura no Louvre, em Paris. A pintura mostra uma mulher olhando para o telespectador com o que é muitas vezes descrita como um sorriso “enigmático”. A Mona Lisa é talvez a parte mais famosa da história da arte, nenhuma outra obra de arte conseguiu causar tanta polêmica.
O Beijo - Gustav Klimt
Gustav Klimt, o mestre de Viena pintou o beijo em 1907. A pintura retrata um casal rodeado por um manto de ouro e enfeites. Segundo críticos seria o beijo perfeito.
O almoço dos barqueiros - Pierre Auguste Renoir
A pintura retrata um grupo de amigos de Renoir relaxando em uma varanda ao longo do rio Sena. Nesta pintura Renoir conquistou a alegria da classe média do final do século 19 na França, é uma pintura viva que traz felicidade e emoção para qualquer sala.
Moça com brinco de pérola - Johannes Vermeer
Este é um retrato simples de uma menina, provavelmente antes de seu casamento. A falta de fundo deixa o quadro ainda mais interessante.
Meninos soltando pipas - Cândido Portinari
Artista: Cândido Portinari
Técnica: Óleo sobre tela.
Tamanho: 60 cm x 74 cm
Ano: 1947
Venda: A tela foi vendida por R$ 2,9 milhões (1,4 milhão de dólares) em leilão em Nova York.
O Baile no Moulin de la Galette - Pierre-Auguste Renoir
A obra é um marco do estilo impressionista, pintada em Paris, que retrata o bairro de Montmartre. O cotidiano da burguesia – como a vida boêmia, o hábito de se frequentar bares e restaurantes e as danças de salão – era um tema recorrente do Impressionismo. A cena retratada nesta pintura era comum na Belle Époque parisiense.
A Batalha de Alexandre em Isso - Albrecht Altdorfer
A pintura a óleo sobre painel do artista Albrecht Altdorfer retrata a Batalha de Isso, ocorrida no ano 333 A.C., onde Alexandre, o Grande, conseguiu obter uma vitória contra Dario III. Essa obra é considerada uma das pinturas de paisagem mais famosas do mundo. Os detalhes da pintura são impressionantes.
Retrato do Artista Sem Barba - Vicent Van Gogh
Van Gogh costumava pintar autorretratos, como Retrato do Artista Sem Barba, uma das obras mais importantes e conhecidas do artista. Van Gogh olhava-se no espelho para pintar retratos de si mesmo, revelando parte de sua personalidade e das técnicas utilizadas em suas obras. Conta-se que esta obra foi feita logo após o autor tirar sua barba no final de setembro de 1889 – mesmo ano em que Van Gogh suicidou-se devido à depressão que sofreu ao longo da vida.
Woman III - Willem de Kooning
Woman III, ou Mulher III, é obra abstrata-expressionista. Na realidade, esta pintura faz parte de uma série de 6 obras feitas por Kooning entre os anos de 1951 e 1953, cujo tema, como denuncia o nome, é uma mulher. Em novembro de 2006 ela foi vendida por $ 137.500.000 para um bilionário chamado Steven A. Cohen, tornando-se assim a quarta pintura artística mais cara já vendida na história do mundo da arte.
Assinar:
Postagens (Atom)